Texto Analise Vibracao.png

Para que serve?

Todo equipamento emite uma vibração, que é conseqüência do próprio funcionamento desse equipamento. Entretanto, em alguns casos o nível dessa vibração talvez não seja aceitável, talvez essa máquina esteja vibrando demais. Mas por qual motivo? Algum componente ou condição interna pode estar provocando um desajuste mecânico (ou mesmo elétrico) que está gerando esse alto nível de vibração.
Uma das técnicas de monitoramento de condição mais completa para a detecção de defeitos mecânicos, a Análise de Vibração é presença obrigatória em qualquer programa de manutenção preditiva em equipamentos rotativos. Além de detectar defeitos existentes nas máquinas essa técnica trabalha na causa raiz de outros defeitos que possam a vir ocorrer e causar a parada de produção na sua fábrica.a sua fábrica.

Como é feita a análise?

A MP Service oferece dois tipos de serviços de Análise de Vibração: offline, que utiliza coletores de dados portáteis, e online, que compreendem sistemas robustos instalados permanentemente na máquina e aquisitam sinais em intervalos de tempo muito pequenos. 
 
Tipos de Ensaios
 
Nível global; Espectros de frequências (FFT – Fast Fourier Transformer); Ondas no tempo; Demodulações de amplitudes (espectro de envelope);  Órbita; Fase; ODS.
Para identificar o motivo é preciso se fazer uma medição nos sinais de vibração enviados por esse equipamento, e, após tratá-lo de forma que possa ser estudado, compará-lo com as características construtivas da máquina a fim de entender a origem dessa vibração excessiva. Lança-se mão, então, de equipamentos e softwares dedicados para essa função. Em resumo, um acelerômetro “capta” os sinais vibratórios e os envia ao coletor que faz o devido processamento e o armazena. Esse sinal vai ser analisado em um software (algumas vezes no próprio coletor, que agrega as funções de analisador) e com base nessa análise, será gerado um relatório, onde deverão constar as respostas para as seguintes perguntas:
A – Os níveis de vibração encontrados são aceitáveis ou não?
B – O que está gerando esses níveis de vibração?
C – O que fazer para corrigir esse problema?
Convém dizer que em Análise de Vibração não se “acha”, não se “chuta” nem se “adivinha” nada. Tudo é tratado dentro da matemática e da física.
Fases da implantação da Análise de vibração
 
  1. Definição das máquinas e equipamentos a serem monitorados;
  2. Fazer o cadastramento de cada máquina e equipamento no sistema de monitoramento, definindo os níveis de alarme, faixas de medição, parâmetros utilizados e a frequência de coleta de dados;
  3. Definição de uma da rota para a coleta de dados de acordo com as máquinas e equipamentos definidos;
  4. Acompanhamento dos dados das coletas nas rotas;
  5. Relatórios com as condições de todas as máquinas e equipamentos, tipos de defeitos e alarmes encontrados, recomendações de como sanar os defeitos encontrados;
  6. Elaboração do plano de ações.
Analise Vibracao 1.jpg