A termografia é baseada na "medida da radiação eletromagnética emitida por um corpo a uma temperatura acima do zero absoluto”
A inspeção termográfica é uma técnica não destrutiva realizada para medir temperaturas ou observar os padrões de distribuição de calor utilizando sistema infravermelho. O objetivo é obter informações relativas à condição operacional de um componente, equipamento ou processo.
Um sistema de manutenção termográfico possui recursos que permitem a realização de tarefas de análise preditiva nos campos de redes elétricas, equipamentos mecânicos, redes de vapor, fornos, reatores e processos em geral.
As informações geradas por esta análise podem ser qualitativas ou quantitativas.
Como é feita a análise?
A MP service dispões dos mais modernos equipamentos de termografia e conta com a grande experiência de seus profissionais, oferecendo a seus clientes um serviço de excelente qualidade.
Para a realização da análise termográfica é necessário que o equipamento/componente esteja funcionando em plena carga, sem que exista a interrupção de qualquer procedimento que faça parte do funcionamento ou interferência na produção. Desta forma a análise apresentará melhores resultados.
Análise da temperatura
Através do uso dos equipamentos de inspeção termográfica, é possível analisar se o equipamento está sobreaquecido, tornando mais fácil a localização de regiões quentes ou frias, por meio da interpretação dos termogramas que fornecem imagens em determinadas faixas de temperatura.
A análise normalmente inclui duas fotos, sendo a primeira uma foto comum e a segunda uma foto que indica através de cores a temperatura do componente, com a escala de temperatura ao lado. A escala policromática vai do preto (temperatura baixa) ao branco (temperatura mais elevada) permeando suaves variações de cores como violeta, azul, rosa, vermelho, laranja e amarelo, que dependem da escala usada. Contudo, existem outras escalas, que são utilizadas conforme a necessidade.
Vantagens
Em quaisquer sistemas de gerenciamento de manutenção considerados, a termografia se apresenta como uma técnica de inspeção extremamente útil, pois a aplicação desta técnica permite a execução sem que haja interrupção do processo produtivo, logo:
Não precisa de contato direto, pois utiliza sensor remoto
Obtenção de imagens em tempo real
Redução da manutenção corretiva
Redução no consumo de energia elétrica
Redução no custo de manutenção
Aumento da vida útil das partes e dos componentes das máquinas
Aumento da confiabilidade do sistema elétrico
Componentes normalmente inspecionados
Distribuição de energia
Caixas de fusíveis
Cabos e ligações
Relés/Interruptores
Isoladores
Condensadores
Subestações
Disjuntores
Controladores
Transformadores
Motores
Bancos de baterias
Razões comuns para desvios de temperatura
Cargas desequilibradas
Harmonicos (3ª corrente harmonica no neutro)
Sistemas sobrecarregados/corrente excessiva
Ligações soltas ou oxidadas (um lado do componente sobreaquece)
Falha de isolamento
Falha de componente
Erros de cablagem
Componentes não especificados (como fusíveis) aqueceriam em ambos os lados do fusível