Para que um equipamento consiga trabalhar com eficiência e tenha uma vida útil prolongada, é necessário que todas as suas partes móveis, sobretudo os eixos, estejam dentro de padrões aceitáveis de alinhamento e balanceamento. O desalinhamento é uma divergência entre as linhas de centro dos eixos do motor e da máquina acionada.
Existem basicamente 3 tipos de alinhamento:
Paralelo
Angular
Combinado
Grande parte das paradas de máquinas nas industrias brasileiras acontecem por causa de problemas relacionados ao alinhamento dos eixos. Em uma emrpesa na qual é feita uma análise inicial, costuma-se encontrat mais de 80% das máquinas funcionando fora das tolerâncias de alinhamento recomendadas. O desalinhamento dos eixos pode trazer prejuízos à vários componentes mecânicos, como rolamentos, vedações, acoplamentos e motores elétricos.
Como é feito o alinhamento?
A MP Service realiza o alinhamento utilizando as últimas tecnologias em alinhadores a laser. O procedimento é bem parecido com o alinhamento com relógio comparador, mas neste não é necessário fazer cálculos manualmente.
Existem duas unidades do alinhador que são montadas, sendo uma na máquina móvel e outra na máquina movida. Cada uma emite e recebe um feixe de laser e um processador faz os cálculos através dos valores captados e fornece os deslocamentos necessários. Em seguida, realiza-se as correções necessárias e faz-se novas medições, repetindo o procedimento até que o equipamento esteja completamente alinhado.
Um alinhamento correto reduz os custos operacionais com máquinas rotativas
Os desalinhamentos aumentam as forças de reação do acoplamento, as quais são transferidas para o eixo e para os componentes das máquinas.
Muitos dos problemas das máquinas devem-se a eixos mal alinhados: estudos comprovaram que o alinhamento fora das tolerâncias aceitáveis é responsável por 50% de todos os danos em peças rotativas de máquinas.
Máquinas corretamente alinhadas reduzem os custos de produção!